24 de janeiro de 2013

#02 Papo de Blogueira: Começando um Blog


Depois de ajudar vocês a criar o Blog, escolher o nome e a URL (veja no post anterior). Hoje eu vim tratar de mais 3 tópicos, dos inúmeros que ainda vem pela frente, e sempre vou lembrar à vocês, que não sou nenhuma profissional, estou em aprendizado também, e vou compartilhar com vocês o que eu tenho aprendido nesse tempo como Blogueira. 


Redes Sociais

Após escolher um nome certo e fixo para o seu Blog, aconselho vocês à criarem todas as redes sociais para eles, ou pelo menos as mais usadas, Facebook, Twitter, Ask.fm e Youtube. Isso vai ajudar na divulgação, que é assunto pra a gente falar depois, e também vai ajudar à manter seu Blog sempre antenado, e dando a opção das pessoas te seguirem na rede social que elas preferirem. E também aconselho a ligar as redes sociais umas nas outras, exemplo: Ligando a fan page ao Twitter, tudo que você postar na fan page será "twittado" automaticamente. Aprenda como vincular as redes sociais clicando aqui.

Layout do Blog

A aparência pode não fazer tanta diferença pras pessoas que namoram e afins (o amor é lindo, e cego), mas, para quem é leitora, isso conta sim, e muito! Amiga, esquece aqueles gifs piscantes, fundo verde limão com fonte preta e todas aquelas coisinhas e enfeites coloridinhos demais e que chamam muita atenção. Na dúvida, opte por um Layout mais clear e mais simples, com cores neutras (como cinza, preto, branco, bege clarinho, amarelo clarinho), deixando o colorido do Layout pra ficar apenas no banner, ou distribua o colorido gradativamente pela sidebar do Layout. Eu estou usando a base da Difluir, e desde o começo sempre usei-a, é muito simples de customizar e vocês encontram alguns Layouts free aqui, ou caso tenham interesse de ter um Layout personalizado, do jeitinho que você quer, eu trabalho com isso também, faço Layouts por encomenda (conheçam um dos meus trabalhos aqui), inclusive eu que fiz o Layout do Segredo Feminino.

Post e Escrita

O maior destaque do seu Blog deve ser o conteúdo exposto nele, o Layout não pode nunca chamar mais atenção do que o seu conteúdo. Eu também sou leitora, e digo uma coisa à vocês, eu prefiro ler e visitar Blogs que tem posts padronizados, com uma boa escrita e um bom português! Evite ao máximo usar gírias e  emoticons do tipo ":D, *-*, :/, x.x" em seus posts, é feio, não passa uma boa impressão do Blog e não soa nada profissional pra blogueira. "Ok Thamy, mas o meu Blog é pessoal, como eu vou expressar meus sentimentos sem os emoticons?" Ainda assim gata, não use, não é tão legal quanto parece pra quem está lendo. 

Fotos do Post

Sempre me cobrei muito em relação às imagens do post, é muito feio uma imagem pequenininha perdida numa coluna de posts enormemente larga e vazia. Eu sempre usei aqui no Blog, desde o começo, um padrão de largura das fotos, uso-as sempre da mesma largura dos textos e cabendo na coluna, claro. E mesmo que você vá fazer uma montagem ou coisa do tipo, faça do tamanho padrão que deve ser escolhido por você. E outra coisa muito importante é, se você vai fazer resenha de um produto de maquiagem por exemplo, procure fazer boas fotos, em uma iluminação legal, com um foco legal, para que dê para as leitoras, ao lerem aquela postagem perceberem a consistência do produto, a qualidade, a cor certinha etc.


Enfim, as dicas de hoje são essas meninas! Espero estar ajudando vocês com essa Tag, e lembrem-se sempre, quanto mais dedicação e cuidado com o seu cantinho, melhor ele vai se desenvolver e mais rápido ele vai crescer! Qualquer dúvida, é só perguntar lá no ask.fm/SegredoFeminino que eu responderei com o maior prazer! Beijos e até a próxima!

3 comentários:

  1. Adorei as dicas, eu concordo quando vc disse que o layout do blog não pode chamar mais atenção dos posts.Beijos, Giovana.
    http://girlsabout.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Giovana! Se tiver alguma sugestão de assunto para essa tag, pode deixar por aqui! Beijos querida :*

      Excluir
  2. Suas dicas estão me ajudando muito, to começando um blog agora.. pode dar uma olhadinha e dizer o que acha ?

    www.adoravelmania.wordpress.com

    ResponderExcluir