19 de maio de 2012

Caspas: Causa e Tratamento


Olá bonitas! Hoje em dia, 50% dos brasileiros possuem caspas, apesar da maioria ter vergonha de assumir. Não tem pior sensação do que se olhar no espelho, ver seu cabelo lindo, mas ao chegar mais perto perceber aqueles pontinhos brancos no cabelo, além de deixar uma aparência suja nos fios e o mal cheiro, elas coçam. Não há cabelo bonito que resista, elas fazem esse charme desaparecer. Pensando nisso eu vim com dicas e forma de tratamento pra auxiliar vocês contra essas malditas!

 Causas 

A causa não é conhecida. É provavelmente uma reação a um parasita comum da pele, o Pityrosporum ovale, pra ter caspa você precisa ter uma tendência a isso, ela não é contagiosa e atinge tanto homens quanto mulheres. A caspa é uma descamação fina e seca do couro cabeludo, proveniente de escamas naturais da pele adicionadas ao sebo, tendo momentos de pioras e melhoras e não tem uma causa definitivamente estabelecida, pode ser o frio, a transpiração, lavar o cabelo com pouca frequência, nervosismo, tudo isso propicia o surgimento de microorganismos e fungos no couro cabeludo.

 Dicas de como diminuir 

Mantenha o cabelo sempre limpo, não coce excessivamente pra evitar as descamações, retire bem os excessos de resíduos como shampoo e condicionador, banhos muito quentes estimulam a secreção sebácea então evite-os, a bebida alcoólica não é uma aliada pois causa a inibição de algumas vitaminas do complexo B que agem na raiz dos fios causando desequilíbrio, resumindo: mais caspas! Evite abusar dos secadores, tinturas, alisamentos e outros que envolvam produtos químicos. Manter uma dieta saudável também é um passo, inclua frutas e legumes na sua alimentação, a caspa também tem ligação com desnutrição e distúrbios digestivos. 

 Tratamento 

Não existe uma fórmula que acabe definitivamente com a caspa, pelo menos eu não conheço, mas existe tratamento que amenizam os sintomas, é bom procurar um dermatologista pra ter um tratamento específico no seu caso. Existem shampoos anti-caspa que podem lesionar seu couro cabeludo depois de um certo tempo de utilização então é bom tomar cuidado, o recomendado são aqueles à base de alcatrão, piritionato de zinco ou sulfato de selênio. Você pode incluir o hábito da massagem capilar no seu dia, é só pressionar o couro cabelo com os dedos por 5 minutos, isso vai ativar a circulação e ainda relaxar.

Esse foi o post de hoje, espero que vocês tenham gostado e tenha te auxiliado em algo! Beijocas e até a próxima ;*


Nenhum comentário:

Postar um comentário